Vacinação de brasileiros contra Covid-19 será registrada em blockchain

  1. Início
  2. Blockchain
  3. Vacinação de brasileiros contra Covid-19 será registrada em blockchain

Vacinação de brasileiros contra Covid-19 será registrada em blockchain

A qualidade de uma consulta médica pode, muitas vezes, ser comprometida pela falta de tempo e acúmulo de pacientes à espera. Se uma pessoa passa por diversos hospitais ou postos de saúde, é muito difícil que outros profissionais tenham acesso às informações passadas.

Já pensou se após um atendimento, todas as informações fossem registradas em blockchain? Os profissionais da saúde teriam mais facilidade de alcance dos dados, e seria, como dizem os brasileiros, “uma mão na roda”, não é mesmo? Apesar disso ainda não ser possível, o país começa a dar os primeiros passos para uma futura parceria entre o sistema de saúde e a tecnologia. 

Em um anúncio feito pelo Ministério da Saúde, foi divulgado que a vacinação em massa dos brasileiros contra o Covid-19 será registrada dentro da RNDS, Rede Nacional de Dados de Saúde, que tem aplicação em blockchain.

Construída com Hyperledger Fabric, a plataforma poderá facilitar que a informação não se limite a um papel, como normalmente acontece quando somos imunizados. Através deste registro, será possível o acesso de qualquer lugar do mundo. 

Elmo Raposo Oliveira, Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas DATASUS, comentou a importância de um sistema de integrado. “O objetivo da RNDS é promover a troca de informações entre os pontos da Rede de Atenção à Saúde, permitindo a continuidade nos cuidados nos setores público e privado”.

Menu