Blockchain facilita emissão de carta de crédito da Vale

  1. Início
  2. Blockchain
  3. Blockchain facilita emissão de carta de crédito da Vale

Blockchain facilita emissão de carta de crédito da Vale

Uma das principais vantagens do blockchain é a possibilidade de agilizar processos e, com isso, reduzir custos. Com o uso da tecnologia, não só as pessoas jurídicas, mas também físicas, estão saindo de dias e até meses de espera, para minutos.

Uma das empresas que agora está usando o blockchain em uma de suas operações é a Vale. Por meio de uma parceria com o HSBC Brasil, que faz parte de um sistema de consórcios de banco que usa a tecnologia, a empresa divulgou a realização da primeira emissão de Cartas de Crédito envolvendo a exportação de minério para a China.

De acordo com informações divulgadas pelo banco, o processo que, anteriormente levava até 10 dias, com o auxílio da tecnologia foi concluído em menos de 24 horas. “Além da otimização do timing, há uma maior eficiência em custos operacionais, já que todo processo é feito digitalmente e reduz o retrabalho”, comunicou a empresa.

Esse modelo de envio de transações internacionais faz parte de um novo projeto da instituição financeira. Além do HSBC, ING, BNP Paribas e Citi são algumas das empresas que também estão no consórcio, que utiliza o sistema blockchain da Contour. 

Segundo a companhia, que agora tem como público alvo multinacionais e grandes corporações,  “as operações em blockchain não só garantem maior rapidez, transparência e, acima de tudo, segurança, como também são criptografadas e asseguradas”.

Menu