BC Confirma testes com blockchain em Real Digital

  1. Início
  2. Blockchain
  3. BC Confirma testes com blockchain em Real Digital

BC Confirma testes com blockchain em Real Digital

O blockchain é uma das tecnologias mais seguras do mundo. Embora atualmente ele esteja sendo utilizado para diversos fins, como validação de NFTs, certificados, contratos de compra e venda de imóveis e muitos outros, inicialmente a tecnologia foi desenvolvida para registro de transações de criptomoedas.

Começando pelo bitcoin e depois passando por outras altcoins, o blockchain poderá, agora, ser utilizado também para auxiliar o Real Digital.  De acordo com Fábio Araújo, economista responsável pelo projeto do Banco Central, a partir do ano que vem, em 2022, começarão as primeiras provas de conceito com a moeda digital brasileira.

Ao lado de outras tecnologias e soluções, como o famoso PIX, o blockchain será testado e, se aprovado, será usado como base para a construção da CBDC brasileira. “Nós vamos começar no ano que vem com provas de conceito para comparar tecnologias e aplicações”, comentou Fábio.

A Central Bank Digital Currency, em português, Moeda Digital Emitida pelo Banco Central, é uma das novidades promissoras no mercado financeiro mundial. Com ela, os cidadãos podem fazer compras no mercado, adquirir produtos na internet ou guardar no banco. Ele funciona da mesma maneira que o dinheiro já existente, porém, em uma versão digital.

Embora a versão brasileira de uma moeda digital própria esteja em desenvolvimento, há países que já estão em fase de testes na sociedade. Na China, por exemplo, mais de  milhões de pessoas já têm acesso a uma carteira digital e fazem uso do Yuan Digital. 

E você, usaria uma versão digital do Real?

Menu