O Bitcoin pode ser considerado uma reserva de valor?

  1. Início
  2. Bitcoin
  3. O Bitcoin pode ser considerado uma reserva de valor?

O Bitcoin pode ser considerado uma reserva de valor?

Em épocas onde há instabilidade financeira, como no decorrer dos últimos meses com a chegada do novo coronavírus, a atenção se volta para a reserva de valores. Mas, afinal, o que é isso?

A reserva de valor é a função que determinados bens e ativos têm de preservar o poder de compra no decorrer do tempo. Em uma explicação mais clara, ela é utilizada para proteger e manter um valor diante das variações do mercado. 

É muito comum, por exemplo, que empresas e investidores usem o ouro e as moedas estrangeiras, como dólar e euro, para fazer as suas reservas de valor. Mas agora, com o crescimento das criptomoedas como bitcoin e ether, as companhias têm optado por uma nova maneira de reservar. 

Ouro x Bitcoin

Quando o assunto é reserva de valor, o ouro ainda é unanimidade. Além da cultura de investimento acerca deste ativo, sua alta liquidez e escassez, ou seja,  onde há uma oferta limitada e tem percepção de valor, também chama a atenção do mercado.

Mas além do ouro, quem também tem se destacado e causado comparação com o metal precioso é o bitcoin. Isso pode ser, em boa parte, pelo fato de que o bitcoin, assim como o ouro, também é escasso. Ter a certeza de uma quantidade limitada de um produto, é zerar a possibilidade de ocorrer uma inflação. 

Diferente das moedas tradicionais, que podem ser impressas em tempos de crise, o bitcoin tem um valor máximo de unidades. Quando criou a criptomoeda, Satoshi Nakamoto estipulou um limite de 21 milhões de bitcoins. Ou seja, não há como imprimir ou criar mais bitcoins. 

Além do seu limite de oferta, outra vantagem do bitcoin é que ele é descentralizado. Isso significa que não há qualquer ligação com governos ou bancos centrais, evitando possíveis má administração das políticas monetárias.

O bitcoin pode ser reserva de valor? 

A resposta é sim, a criptomoeda pode ser considerada uma reserva de valor, porque ela cumpre uma série de funções básicas para que seja considerada uma moeda. Dentre elas, além da reserva de valor, estão: ser um instrumento de troca, medida de valor e pagamento diferido no tempo.

#bitcoin #criptomoeda #reservadevalor #bitcoinereservadevalor #gmalato #blockchain #ouro

Menu